Como Fazer a Fertilização e Adubar Árvores

Publicidade:

Assim como todos os organismos vivos, as plantas que contam com troncos precisam de vários tipos de nutrientes e minerais, mas ao contrário dos animais, elas não precisam ser alimentadas de forma alguma regularmente. Elas acabam absorvendo tudo o que precisam com os raios de sol, do ar que fica ao seu redor entre outros. Na maior parte dos casos, uma única fertilização anual realizada é o suficiente, esta que deverá começar ano após ano do plantio. Os fertilizantes ainda tem um melhor efeito na primavera e no início do verão. Evite com isto fertilizar as plantas com troncos no fim do e no outono. Elas tem de se fortalecer de forma considerável nesta época do ano e uma aplicação tardia de fertilizantes poderá estimular o crescimento fraco acelerado que não irá passar bem pelo inverno.

Os viveiros por sua vez acabam oferendo uma boa quantidade de fertilizantes, incluindo até mesmo alguns projetados de forma específica para plantas com troncos. Escolha em seguida um fertilizador de liberação lenta, este que irá garantir que as necessidades da sua planta possam ser supridas durante um longo período de tempo ao invés de um vez apenas. A maioria dos fertilizantes considerados orgânicos libera naturalmente minerais mais facilmente, o que faz deles uma excelente alternativa.

Sobre os fertilizantes

Publicidade:

Os fertilizantes ainda deverão ser aplicados de forma uniforme pela área que é coberta pelo sistema de raízes da planta. E este sistema normalmente deverá se esticar além do raio dos galhos da planta, principalmente em plantas que foram estabelecidas. Com isto como uma regra geral, procure calcular com que as raízes possam atingir pelo menos 90 cm além dos galhos.

Os fertilizantes granulares por sua vez são na maioria das vezes de fácil aplicação, tanto a mão como também através do espalhador. Procure com isto seguir as orientações da embalagem de forma bastante cuidadosa e você poderá aplicar menos fertilizantes do que é recomendado mas depois disto nunca mais.

Procure acima de tudo regar completamente depois da aplicação para levar o fertilizante aos níveis de raiz.

24. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores | Tags: , , |