Como Cultivar Lindas Orquídeas

Publicidade:

Orquídeas são plantas que podem ser encontradas em quase todas as regiões do mundo, as e que pertencem à família das orchidaceae, uma das maiores famílias de plantas do mundo. Embora sejam predominantemente encontradas nas regiões tropicais, as orquídeas crescem sobre árvores, usando-as como um apoio para receber a luz suficiente e necessária ao seu desenvolvimento. Por não se tratarem de plantas parasitárias, ou seja, não são nutridas por meio de outros alimentos que não sejam os de decomposição do próprio solo, as orquídeas extraem do solo todo o material decomposto que cai das próprias árvores que estão ao seu redor.

Estas plantas também possuem altíssimo valor comercial, por se tratarem de plantas conhecidas como as ornamentais. Mesmo assim, nem todas as espécies são comercializadas por conta de suas flores, as quais são em geral pequenas.  Em algumas poucas espécies é possível extrair a baunilha – mas estas subespécies são limitadas e de valor não muito atrativo para que seja efetuado um grande trato em seu cultivo.

Alguns tipos de orquídeas que podem ser encontradas e até mesmo cultivadas em casa são:

*Cattleya labiata, espécie nativa do Brasil, popularmente conhecida como a rainha do nordeste. Suas flores são grandes e perfumadas, florescem sempre no verão, e são encontradas nos tons de lilás, roxo e azul.

*Cattleya walkeriana, espécie mais do que apreciada pelos colecionadores.  Sua flor possui forma arredondada, e seu perfume lembra um pouco o aroma da canela. Vive bem em temperatura média, e precisa ser plantada em substrato e com pouca drenagem.

Publicidade:

 

* Cattleya intermédia, também espécie brasileira, possui como principal característica uma infinidade de formas e cores, que passam do lilás ao azul. Não podem ficar expostas a altas temperaturas nem a luz forte, pois sofre desidratação muito rapidamente, o que pode matar a planta.

*Cattleya Julio Conceição, forma híbrida feita no Brasil, e recebe este nome em homenagem a seu criador. De coloração branca e formato assimétrico, é de fácil cultivo desde que seja plantada em solo de substrato. Necessita de rega como as demais e não tolera muito sol.

19. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Plantas | Tags: , , , |