Como Cultivar e Cuidar do Pé de Jabuticaba

Publicidade:

Conheça um pouco mais sobre o cultivo das jabuticabas.

Todo o cultivo de enxertos é algo muito mais simples que acontece desde a semente. Estas plantas que são enxertadas requerem exclusivamente uma boa e cuidadosa manutenção e vivem pouco tempo apesar de se produzirem mais jovens.

Podemos dizer que as taxas de germinação das sementes de jabuticaba é bastante baixa, e com isto a planta jovem precisa ser mantida nos ambientes semissombreados em seus primeiros meses de vida.

É importante se manter a terra sempre úmida e regar a mesma constantemente podendo ainda se podar os ramos que são mais baixos. Nos períodos de entre safras é preciso se escovar o tronco e os galhos para remover as cascas ou ainda resíduos de frutas ou flores antigas. Uma dica interessante para manter úmida a planta é colocar uma garrafa grande com furo na base cheia de água ao lado do tronco. As regas constantes além disto são fundamentais para que se tenha uma boa colheita.

Para fazer esta coalheita procure esperar os frutos ficarem bem maduros além de bem pretos e brilhantes, quanto mais maduros mais doces os frutos deverão ser.

Características da jabuticabeira

Publicidade:

A árvore da jabuticaba poderá ter até dez metros de altura com um tronco claro, liso e manchado que pode ser também até quarenta centímetros de diâmetro.

Suas folhas mais simples tem até sete centímetros de comprimento e elas podem florescer na primavera e no verão gerando assim uma grande quantidade de frutos. As suas flores acabam crescendo em aglomerados no seu tronco e seus ramos.

Seus frutos pequenos e ainda de casca negra bem como a sua polpa branca que é aderida as sementes são consumidas in natura, ou ainda em formas de geleias, sucos, licores, vinhos e vinagres.

Esta é uma das árvores frutíferas mais cultivadas em pomares domésticos, e é tradição se alugar pés de jabuticaba durante um período de tempo.

Toda a dispersão dos frutos é realizada pela fauna incluindo as aves. As sementes poderão ser inclusive plantadas com a polpa apesar disto para as armazenar é importante as despolpar em água corrente e também secar á sombra.

09. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores Frutíferas | Tags: , , , |