Como Cultivar e Cuidar da Sapucaia: Lecythis pisonis

Publicidade:

A Sapucaia é uma árvore considerada bastante decídua, além de muito ornamental e frutífera, tendo como características principais a sua copa bastante densa que muda de cor e ainda seus frutos que são diferenciados e repletos de castanhas muito saborosas.

Sua altura normalmente tem um tamanho equivalente entre 5 a 15 metros, mas apesar disto pode atingir tranquilamente 50 metros de altura na natureza. Uma característica diferenciada é que suas folhas são em formato elíptico, verdes, acuminadas, alternadas e com as suas margens onduladas criando um formato interessante e curioso.

Nas épocas mais frias do ano como no inverno, elas acabam perdendo as folhas que acabam rebrotando por sua vez na primavera, isto que acontece vindo a formação de um belo espetáculo com a sua cor rosa e chocolate ao mesmo tempo. Suas flores surgem de forma bastante delicada, muito belas e ainda de cor branco e violeta. O seu fruto é duro, pesado e seco, conta com uma forma esférica e alongada, com uma textura um tanto lenhosa e uma tampa que acaba se abrindo quando o fruto está maduro, assim acabam se liberando sementes grandes e comestíveis muitos especialistas dizem que os frutos são uma delícia.

Toda a maturação dos frutos deverá levar em torno de 10 a 12 meses para acontecer e irá atrair a fauna silvestre principalmente os macacos e morcegos que consomem os frutos.

Publicidade:

A sapucaia no paisagismo

Apesar de ser uma árvore vistosa e interessante, ela ainda é pouco explorada neste sentido. Sua cor primaveril de folhagens novas é algo realmente belo, e a sua copa arredondada e também densa deverá fornecer uma sombra fresca para o verão. Como ela acaba perdendo as folhas no inverno acaba permitindo uma passagem de luz, fazendo assim com que exista uma revitalização e um aquecimento de todo o seu jardim. Um dos motivos para as plantar em jardins residenciais são suas deliciosas e doces castanhas, elas são boas substitutivas da castanha do pará in natura ou mesmo também em receitas.

Esta é uma planta que deverá ser cultivada em sol pleno que seja enriquecido de matéria orgânica, irrigado de forma regular, sendo assim é uma planta típica da mata atlântica e da floresta amazônica.

04. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores | Tags: , |