Como Cultivar Árvore Pitangueira: Pé de Pitanga

Publicidade:

Conheça a Pitanga – Eugenia uniflora.

A árvore ou arbusto frutífero e ornamental de pitangueira, que é nativa da mata atlântica fazem parte sem dúvidas da cultura dos brasileiros. O nome da planta é de origem tupi e significa vermelho e rubro uma alusão direta as cores dos frutos totalmente maduros.

Seu porte poderá ser arbustivo de dois a quatro metros de altura ou ainda arbóreo podendo chegar nestes casos em até mesmo 12 metros de altura. A sua copa é bastante densa e arredondada, o seu florescimento acontece de forma errática e poderá acontecer pelo menos duas ou mais vezes ao ano, dependendo da maior parte das vezes e do clima da região bem como da variedade da planta.

As flores e os frutos da pitanga

As flores e os frutos da pitanga são pequenas e hermafroditas, totalmente brancas e perfumadas, com estames longos e ainda muito melíferas, atraindo assim diversas abelhas. Suas folhas são totalmente opostas, simples, e quando jovens gradativamente acabam tomando a coloração verde.

Publicidade:

Os seus frutos são globosos com uma polpa macia, doce e suculenta, ela que é bastante recoberta por uma casca bastante fina e delicada. Aqui no Brasil não existe uma grande diferença das variedades, mas temos assim um maior banco de germoplasma da espécie do mundo. No exterior onde a planta é difundida existe uma grande preocupação em escolher as melhores plantas para realizar o seu cultivo.

O consumo da pitanga

Normalmente a pitanga é consumida ao natural, e seu sabor é bastante doce, ácido e ainda pungente com aromas consideravelmente característicos. Ela é considerada também como uma planta bastante nutritiva sendo assim rica em vitaminas e minerais. É muito fácil se encontrar produtos artesanais de pitangas em mercados regionais, dentre os produtos temos licores, cachaças com aroma, geleias e ainda vinhos. A produção industrial de polpas, sucos e também de picolés preparados a base de pitanga também acontece frequentemente.

Além de todas as suas qualidades ela é decorativa, seu caule e seus galhos ramificados e suas folhas pequenas chamam a atenção sendo uma ótima planta para decorar o jardim residencial. Muitos jardins de residências em grandes cidades possuem pitangueiras.

03. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores Frutíferas | Tags: , , , |