Como Cuidar de Petúnias e ter Lindas Flores

Publicidade:

As Petúnias são plantas belíssimas, que precisam de muito fertilizante para de desenvolver bem. De forma aparente elas preferem os que são ricos em tudo, tipo fertilizantes como 20-20-20 ou 15-20-20, caso os fertilizantes sejam difíceis d achar, procure comprar dois tipos que sejam predominantes, como por exemplo aquele que é rico em nitrogênio, ou ainda os que são ricos em fósforo e potássio. Estes acabam favorecendo a floração, o primeiro acaba dando uma boa saúde para as folhas. Caso sejam sólidos, procure espalhar pelo menos três colheres em torno das plantas.

Caso os fertilizantes sejam líquidos, ou ainda feitos para dissolver, procure borrifar a cada duas semanas, as petúnias normalmente são vendidas em tipo Multiflora, ou seja, de flores menores e abundantes. Caso as flores sejam grandes, ou ainda as plantas comecem a pender do vaso, é importante se borrifar uma vez por semana.

O cuidado com o solo para o cultivo da planta

Publicidade:

O solo deverá contar com muito húmus ou ainda esterco de gado, em uma quantidade de um terço, e pelo menos um quarto de areia lavada deverá ser utilizado. como as petúnias acabam enraizando de forma generosa é preciso se molhar com muita frequência.

Procure jamais deixar a petúnia murchar por falta de água, isto é um sinal de que a situação dela está crítica, e ela ainda poderá não se recuperar bem. Devido ao grande excesso de raízes, bem como a longevidade de sua floração, o solo poderá precisar de uma renovação, ou seja, tirar uma parte das raízes, não mais que um terço e adicionar o húmus.

O sol da manhã é o preferido da petúnia, no Sudeste do Brasil por exemplo, para cima. No sul, na época mais fria do ano, o sol o dia inteiro irá favorecer a floração. Apesar das petúnias florescerem sob uma luz indireta, elas poderão até mesmo criar mais folhas do que flores, ou ainda pior só o verde. Vale notar que se as folhas novas ficarem muito grandes, é sinal de que a planta acabou desistindo de florir devido a baixa luminosidade.

23. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores | Tags: , , , |