Como Cuidar de Mini Cactos em Casa

Publicidade:

Os Cactos pertencem a família dos Cactaceae, e possuem em torno de 84 gêneros e pelo menos umas 1400 espécies nativas das Américas. Em linhas gerais este tipo de planta é utilizado sempre para finalidades ornamentais devido a suas flores belíssimas, mas ainda poderá ser utilizada em áreas de agronomia.

É possível se definir este tipo de planta como pouco usual, uma vez que deverão estar adaptadas a ambientes considerados externos áridos e quentes. O que é uma das principais e mais curiosas características do cactos a sua capacidade de conservar água por muito tempo.

Essas plantas são um grande exemplo de adaptação ao meio ambiente extremo, e com isto o caule do Cacto se expandiu em diversas estruturas suculentas, verdes e ainda perenes para que pudesse conseguir conter a sua clorofila que é necessária para a sua vida.

Seus espinhos são as folhas que em um processo de evolução acabaram se reduzindo, e a principal função deles é realizar toda a respiração da planta. Além de tudo isto são essenciais para uma produção de energia e transpiração do cacto. Os espinhos deverão ajudar a evitar uma grande perda de água, um dos motivos que torna esta planta altamente capaz de armazenar o líquido da vida.

Assim que o cacto estiver inserido na natureza, os espinhos deverão também ter uma função de proteção da planta contra os possíveis predadores existentes.

Publicidade:

Os cuidados com os mini cactos em casa

Os cactos poderão ser plantados a partir de várias mudas e também sementes compradas em lojas especializadas em jardinagem. Apesar disto somente plantar não é o suficiente para que seus cacos cresçam, se desenvolvam e ainda gerem flores. Como toda a planta seus cactos precisam de uma atenção e cuidados necessários.

As estufas improvisadas

Os profissionais que atuam no mercado de cultivo de Cactos contam com uma tecnologia ao seu favor, na hora de promover um ambiente que seja controlado e próximo do extremo de calor que as plantas exigem. Apesar disto como nem sempre temos acesso a tecnologia é interessante se contar com uma boa criatividade, desta forma a sua planta irá ficar muito bonita e lhe dará ótimos frutos.

23. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Suculentas | Tags: , , |