Conheça os Usos do Coentro

Publicidade:

A característica mais marcante do coentro não poderia deixar de ser outra: o delicioso aroma das suas folhas, que acabou fazendo com que as pessoas passassem a utilizar ele como um delicioso tempero também que passo a ser inserido no preparo de refeições nos mais diversos países.

Trata-se de uma planta glabra, da família Apiaceae, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquênio e cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico. De acordo com especialistas, o coentro surgiu no sul da Europa e também do Oriente Médio, e acabou partindo de lá para o resto do mundo através dos diversos movimentos comerciais ao longo da história do homem.

Um fato curioso é que hoje a grande maioria das pessoas acabam conhecendo o coentro por causa do seu aroma e da sua capacidade de temperar carnes e deixar pratos ainda mais deliciosos. Mas o coentro era mais conhecido no Egito antigo justamente por causa das suas propriedades medicinais.

Aqui no Brasil existem alguns estados que acabaram se especializando na utilização do coentro nas suas comidas típicas. Na culinária Nordestina e também na Região Norte é muito comum que os pratos tenham um gosto bastante carregado do coentro. O costume brasileiro de utilizar o coentro acabou vindo dos Portugueses, já que a planta era muito apreciada no País e ainda é.

Publicidade:

O coentro conta com diversas propriedades medicinais. No Egito antigo a planta era utilizada especialmente quando as pessoas estavam muito agitadas como um tranquilizante mais fraco, ou ainda pelas pessoas que sofriam com fortes dores de cabeça ou ainda nas articulações. Hoje em dia o Coentro também é conhecido por outras propriedades.

O chá da planta possui propriedades antiespasmódicas, portanto é muito recomendado para as pessoas que estejam sofrendo com diarreia. Mas é importante ressaltar que a planta trata apenas o sintoma, e não uma possível doença que possa estar causando este problema.

Com suas propriedades calmantes, o coentro também é recomendado para as pessoas que sofrem de insônia ou de ansiedade ajudando a acalmar um pouco os nervos.

18. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , , |