Casa Decorada com Plantas Ornamentais e Flores são Lindas

Publicidade:

Pode-se decorar todos os aposentos da casa ou do escritório com flores e plantas ornamentais, desde que com bom senso, bom gosto e equilíbrio. Quanto mais plantas e mais verde, melhor. A regra vale também para consultórios, salas de aula, lojas, salões de beleza. Em todos eles, a planta ajudará a renovar o ar.

Os ambientes fechados são repletos de substâncias químicas que poluem e comprometem a qualidade do ar. Esse acúmulo de moléculas tóxicas vêm das tintas, vernizes e quaisquer outros produtos usados em móveis e objetos de decoração, materiais de plástico e fibras sintéticas presentes nas roupas. As cortinas e os carpetes, por exemplo, liberam alcoóis, solventes e aerossóis. Roupas, carpetes e tapetes lavados a seco contêm tetracloroetileno, um composto químico largamente usado para limpeza a seco de produtos e desengraxe de metais.

O Centro Internacional de Pesquisa contra o Câncer (CIPC) faz um alerta para o benzeno e o formaldeído, considerados cancerígenos graves. O primeiro é encontrado em velas, incensos, defumadores, produtos de limpeza, esmaltes de unha, tratamentos de cabelo e aglomerados de madeira. Já o segundo está presente nas pinturas, desodorizadores de ambiente e detergentes.

No caso do cigarro, a situação é mais grave. Em combustão, libera mais de 4.000 substâncias químicas, capazes de irritar olhos e vias respiratórias. A fumaça do cigarro contém ainda mais de 50 agentes capazes de provocar câncer em animais e no ser humano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

Publicidade:

Não existe nenhum nível seguro de exposição ao tabagismo passivo. Os principais locais de exposição ao tabagismo passivo são a residência e o local de trabalho. A intensidade depende do número de cigarros fumados, tamanho do local, circulação do ar no ambiente e duração do tempo de exposição.

As plantas são capazes de metabolizar de 30 a 90% de certos poluentes com eficiência, principalmente os Compostos Orgânicos Voláteis (COV). Não existe uma planta específica que atue sobre todos os tipos de poluente, nem uma planta específica para cada um. É preciso criar um conjunto delas para obter uma filtragem ideal do ar. Aconselha-se uma planta com um número médio de folhas, a fim de que o ar possa circule e atinja todas as folhas. Se o espaço for grande, deve ser colocada uma planta ornamental a cada 10 metros quadrados.

18. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Plantas | Tags: , , , |