Canela e Seus Usos Medicinais

Publicidade:

Apesar de ser uma árvore, a canela também pode ser utilizada como uma planta medicinal. Afinal de contas, ela está presente na vida dos humanos há milhares de anos, não apenas por causa da sua fragrância, mas especialmente por causa das suas propriedades medicinais que também já foram comprovadas ao longo da história.

A canela pode ser colhida de uma pequena árvore, que geralmente não passa dos 15 centímetros de altura, e que nasceu no Sri Lanka, localizada no Sul da Ásia. Esta árvore acaba tendo folhas com seu formato oval-longo, com 7-18 centímetros de comprimento e também uma flor com uma cor roxa.

Mas a canela nasceu na parte interna do tronco desta pequena árvore. Ela foi descoberta na antiguidade e acabou chamando a atenção das pessoas especialmente por causa do cheiro forte e muito agradável. Este odor característico da canela acabou aguçando as curiosidades das pessoas para experimentar a Canela para os mais diversos fins.

A Canela é tão importante na história da humanidade que é mencionada nas escrituras sagradas em pelo mens duas passagens. A canela também já foi considerada como uma das moedas mais valiosas, sendo equiparada a ouro em determinadas negociações na época das Grandes Navegações.

Publicidade:

Dentre as principais propriedades medicinais da canela podemos destacar as seguintes: propriedades carminativas, antiulcéricas, estomacais e vomitivas, graças aos azeites essenciais que contêm certas propriedades que dissolvem melhor os alimentos, estimulam a salivação e os sucos gástricos, facilitando a digestão.

A canela também pode ser uma planta muito utilizada por causa das suas propriedades expectorantes. Ou seja, a canela pode ser extremamente útil para as pessoas que sofrem com alguns problemas respiratórios, especialmente asma ou bronquite.

Uma outra propriedade da canela é a sua ação para o tratamento de problemas relacionados a má circulação periférica nos dedos das mãos e dos pés. O motivo é que a canela ajuda a aumentar a temperatura corporal. E justamente por causa desta última propriedade é que a canela também ajuda muito as pessoas que sofrem com frio intenso, sendo utilizada em bebidas quentes especialmente no inverno.

16. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , |