Azaléia, Um Lindo Arbusto

Publicidade:

A Azaléia é considerada como um arbusto da família das Ericáceas, e se tornou bastante popular podendo ser encontrada formando diversos tipos de cercas vivas, compondo ainda maciços em jardins, alegrando assim todos os corredores e entradas mesmo quando é plantada em um vaso. Podemos citar que alguns dos seus segredos de sucesso é que toda a floração acontece exclusivamente nos meses de inverno e traz um pouco de colorido em um período onde a maior parte das plantas fica em repouso. Outro grande segredo é que a azaléia é uma planta rústica e resistente, suportando com uma grande bravura situações adversas de climas por este motivo ela é muito utilizada nas praças públicas e poderá dar um maior toque de vida até nos canteiros de granes avenidas.

Como variedade mais popular no Brasil temos a Rhododendron indicum, esta que produz flores roxas, rosas e brancas, mas que graças a toda a intervenção humanas poderá ser totalmente encontrada em matizes inúmeras chegando até aos vermelhos brilhantes.

O solo para plantação

Por ser considerado como um arbusto rústico, toda a azaléia se adapta bem a qualquer tipo de solo existente, porém para que se produza uma flora exuberante, o que é ideal é cultivar a mesma utilizando uma mistura equivalente de solo da seguinte forma:

Seriam duas partes de terra comum de jardim, uma parte de areia ainda e ainda uma parte de composto orgânico.

Publicidade:

Sobre as luminosidades e as regas

As azaléias não florescem dentro de casa e precisam ainda de luz solar plena para crescerem muito bem. Com isto para as manter em áreas mais internas, procure deixar as plantas fora de casa até que todas as flores possam se abrir, e então elas poderão ser levadas para dentro, mas é preciso ainda que fiquem em um lugar bastante claro e próximos das janelas.

Seu cultivo poderá ser feito em meia sombra, desde que a planta possa receber uma luz solar direta em pelo menos quatro horas por dia, evite com isto o excesso de água nas regas, o ideal é que se forneça água para a planta apenas quando o solo se apresentar seco.

16. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Plantas | Tags: , , , |