Árvores Frutíferas: Araticum

Publicidade:

Conheça a árvore Araticum – Annona spp

As árvores da família da Annonnaceae são muito conhecidas por toda a sua produção de frutos exóticos e ainda deliciosos. São árvores que contam com um porte médio e pequeno porte podendo alcançar assim até dez metros de altura ou ainda 40 cm de diâmetro de seu tronco conforme a sua espécie. Suas folhas são totalmente lisas, alternadas e ainda ovaladas e lanceoladas, cerosas e com suas margens lisas e ainda suas nervuras muito bem marcadas. Suas flores surgem de forma discreta e contam com seis pétalas que são livres entre si, com uma coloração creme ou ainda verde e ferrugem.

Os frutos da araticum.

Seus frutos tem um aspecto típico, rústico e diferenciado, com um formato de pinha apresentam tamanhos diferentes e variados, podendo surgir desde pequenos com 250 gramas de peso como por exemplo a fruta do conde e até mesmo pesados frutos de 10 kg como por exemplo a graviola. Todas as cascas destes frutos vem de forma áspera e ainda esverdeada e a polpa normalmente é branca e macia. Suas sementes são bastante numerosas, brilhantes e ainda castanhas contando com uma medida equivalente de pelo menos 1,5 cm de comprimento.

Publicidade:

Outra particularidade é que seus frutos são bastante versáteis, apreciados e poderão principalmente de forma geral ser consumidos in natura ou mesmo em formas de sucos, geleias, sorvetes, doces ou ainda como legumes, podendo ser assadas ou até mesmo fritas.

O cultivo das árvores

As árvores de espécie araticuns deverão ser cultivadas através de sol pleno, apreciando assim os solos calados, leves e ainda bem drenados plantados em covas bastante espaçosas e preparadas com estercos de curral curtido, além de húmus de minhocas e ainda farinha de ossos. Sua produção acontece normalmente depois do terceiro ano de seu plantio e as adubações devem começar a acontecer de forma anual, elas são ricas em fósforo e também em potássio para que se tenham boas frutificações.

Todo o desbaste dos frutos menores acabam poupando a planta e melhoram toda a qualidade de forma geral dos frutos, sua grande maioria de espécies acaba se multiplicando por sementes.

04. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores Frutíferas | Tags: , , |