Árvores Brasileiras: A Mangueira (Manga)

Publicidade:

Quem aqui no Brasil não conhece ou não gosta de mangas? Frutas tipicamente tropicais, são apreciadas no mundo inteiro, chegando a ser comercializada em diversos países do mundo afora a preço de ouro. Entretanto, poucos sabem de modo mais profundo e científico a respeito da árvore frutífera que produz a manga, inclusive que não se trata de uma árvore de origem brasileira. Sabia dessa?

A manga é proveniente da árvore mangífera, uma espécie de planta típica que pode ser encontrada nas florestas nativas da América do Sul e sudeste da Ásia. Da família anacardiaceae, também podem ser encontradas em outros locais do mundo. Segundo os especialistas em botânica, a mangífera teria se originado na região da Ásia, e por volta do século XVI, teriam sido levadas pelos portugueses, os quais apreciaram muito seu fruto, para a África e trouxeram-na, para a nossa alegria, aqui, para o Brasil.

As mangueiras se adaptaram muito bem aos locais para onde foram levadas, por razões climáticas: elas necessitam de muito calor para se desenvolverem de forma adequada e, de maneira, produzirem seus frutos. Também é a maior árvore frutífera do mundo, chegando a medir de 1 a 100 metros de altura, e ter uma circunferência de até 20 pés, em casos mais abundantes. O raio da copa também é algo que chama muito a atenção: alcança até 10 metros.

Publicidade:

Quando jovens, as mangueiras são identificadas por suas folhas verdes perenes e largas, com uma largura de 16 centímetros cada. Numa mesma árvore também é possível encontrar as flores que servem para a inflorescência. Estas são perfumadas e  diminutas.

Os pesquisadores especialistas em mangueiras acreditam que se trata de uma das árvores também mais antigas – se não a mais antiga – que existem no mundo. Fósseis encontrados em Bangladesh revelaram que as mangueiras existem há mais de 25 milhões de anos, e que teriam sobrevivido e se adaptado às mais diversas intempéries climáticas, de lá para cá. Uma mangueira pode viver por mais de 500 anos, mesmo que não produza mais seus deliciosos frutos.

Aqui no Brasil, as mangueiras deram seu nome a bairros famosos e a uma escola de samba.

23. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Árvores Frutíferas | Tags: , , |