Aprender mais Sobre as Rosas Vermelhas

Publicidade:

“Toda mulher gosta de rosas, de rosas, de rosas”. Com este refrão num de seus hits, a cantora e compositora Ana Carolina alcançou enorme sucesso com o álbum “rosas”. Exaltando a beleza da planta, e associando-a a figura da mulher, a canção fala de uma das plantas mais tradicionais e populares na história do homem (ou das mulheres): as rosas vermelhas.

Cultivada desde a antiguidade, as rosas são plantas oriundas da família rosaceae, com mais de 100 espécies no mundo inteiro – e milhares de outras tantas variedades, híbridos e cultivares. Segundo os especialistas, a primeira rosa teria crescido a mais de 5000 mil anos em jardins asiáticos. Mas também há registros encontrados em fósseis de que a planta já pudesse existir há 35 milhões de anos.

As flores são arbustos e trepadeiras e na maioria das vezes, são também solitárias. As folhas das rosas costumam ser simples, com 5 ou 7 pétalas em cada núcleo de lóbulos e bordas dentadas, muito estames. Possuem frutos que, em sua maioria, são vermelhos, e algumas raras vezes também podem ser comestíveis.

As rosas são cultivadas numa variedade imensa de formas bem distintas e demandam de poucos cuidados. Também sofreram pouca transformação em suas características nos cruzamentos que foram largamente realizados ao longo dos séculos. São altamente aromáticas e as mais apreciadas são as rosas vermelhas.

Publicidade:

Também muito simbólicas, denotam paixão, amor, respeito pela pessoa que as oferece e também por quem as recebe. São muito comercializadas e seus usos também são variados, além de serem ótimas para decoração de ambientes diversos.

Muito costumeiramente, por conta de sua simbologia secular, são muito procuradas por noivas, uma vez que um buquê de flores para a entrada triunfal de uma futura esposa,  em uma cerimônia de casamento, deixa o visual mais elegante e refinado.

Também podem ser plantadas em jardins por meio de estacamento. Elas apreciam solo mais úmido, muita luz solar e pouca água. Para quem deseja tê-las em vasos dentro de casa, podem ser colocadas em vasos. O custo médio de uma dúzia de rosas vermelhas fica em torno de R$20,00 reais.

27. setembro 2013 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores | Tags: , , , , |