Aprenda a Cultivar Lindos Jasmins

Publicidade:

Pertencentes à família das oleaceaes e originárias do oriente, os jasmins são largamente cultivas na Índia e na China. De aroma adocicado, são tão  utilizadas na produção dos  perfumes, quanto às rosas. Há mais de 570 espécies naturais no mundo inteiro, sem contar com as formas híbridas que nasceram através das mãos dos homens e que continuam a serem criadas diariamente.

Os jasmins ainda guardam uma simbologia muito forte, em especial nos países do oriente, uma vez que estão diretamente ligados à a tentação feminina, inclusive na Índia, está diretamente relacionada ao  carma, conhecido deus do amor nesta cultura, o qual chegava até suas vítimas carregando sete jasmins nas mãos. Há ainda histórias relacionadas à famosa Cleópatra. Esta teria ido encontrar-se com seu amante Marco Antônio, num barco todo revestido e perfumado pelos jasmins. Já na cultura popular francesa, os jasmins simbolizam casamentos de 66 anos. Por isso, num casamento francês, normalmente a decoração do evento é feito com este tipo de flor, além de curioso, muito bonito.

A flor ainda é considerada uma planta ornamental, dado o valor comercial que ela possui. O jasmim pode ser cultivado tanto em canteiro, jardim quanto em vasos dentro das casas. Mas para todos estes, são necessários alguns cuidados. Funciona muito também em um pergolado ou numa cerca-viva.

Os jasmins não são flores das mais exigentes quanto ao tipo de solo onde irá florescer. Contudo, recomenda-se que para haver uma floração abundante, o solo seja rico em matéria orgânica, dando atenção especial na quantidade de fósforo presente na terra. O ideal é que substrato seja adquirido, pois este terá a quantidade correta de cada componente necessário ao bom desenvolvimento da planta.

Publicidade:

Há espécies de jasmins que devem ser cultivadas diretamente à luz do sol, pois necessitam de um alto nível de fotossíntese para se desenvolverem. Já outras, não devem de forma alguma ser cultivadas em plena luz solar. Por isso, antes de comprar as mudas para o plantio, é importante saber o que se está adquirindo e como deverá ser o procedimento com ela. Também verifique a procedência da muda.

Elas também devem ser plantadas em covas bem generosas, e as podas devem ocorrer sempre após a inflorescência.

19. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Plantas | Tags: , , , , , |