Aprenda a Cultivar Lindos Girassóis

Publicidade:

Os girassóis são plantas que pertence à família das asteraceae e que são originárias da América do Norte. Elas eram inicialmente cultivadas pelos povos indígenas da região, com o intuito de prover a alimentação das pessoas das aldeias, o que poucas pessoas sabem. Também se trata de uma planta de florescência anual e que tem em sua história uma simbologia bastante forte. A flor da planta recebe este nome porque ela, além de ter um formato sugestivo, acompanha o movimento solar ao longo do dia.

Os antigos povos Incas, por exemplo, além de cultivarem a flor também a cultuavam, por acreditarem que elas estivessem diretamente relacionada com o Deus Sol, inclusive muitos objetos moldados em ouro nos formatos de girassóis foram encontrados em sítios arqueológicos na região.

A flor também representa para muitos até o fim da infertilidade, a prosperidade, a fama, o sucesso e a sorte. Há a crença de que nas casas em que há girassóis a prosperidade circula como se fosse um ser vivo.

Os girassóis são extremamente cultivados em diversas partes do planeta. Em algumas delas, inclusive, a flor é considerada quase uma praga, por se alastrar com muita rapidez em solo e épocas do ano, propícios. Dos girassóis também são extraídos o óleo e as sementes, as quais são comestíveis e altamente saudáveis. As sementes dos girassóis, hoje, também são utilizadas largamente na produção de biodiesel e como alimento alternativo para o gado, em particular na época de seca.

Publicidade:

Cultivar girassóis em casa requer apenas cuidados muito básicos e simples, se considerando que estes são plantas delicadas. O clima ideal para o plantio de girassóis deve ser o ameno para o úmido e o solo rico em material orgânico. O ideal é que seja comprada a terra de substrato em lojas que comercializam material para jardinagem.

Os girassóis precisam tomar sol de 3 a 4 horas por dia, ao menos. Também devem sofrer poda sempre depois de sua inflorescência, que ocorre entre os meses de junho a agosto. Para quem que plantar em vasos, deverá se ater ao tamanho deste, já que o girassol cresce bastante. Não encharque muito a terra, se não o caule apodrece.

 

19. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores | Tags: , , , |