Aprenda a Cultivar Lindas Gérberas

Publicidade:

As gérberas são plantas ornamentais que pertencem à mesma família dos girassóis e das margaridas, as compostas, ou cientificamente asteraceae.  Originária da Ásia, África, Madagascar e América do Sul, possui mais de 30 espécies, sem contar os vários híbridos produzidos em estufas e laboratórios.  Considerada uma ótima opção para uso decorativo, dadas as variedades da planta, as gérberas são compostas por folhas em suas bases e possui caule que atinge  de 30 a 50 centímetros, o que facilita muito no momento de cortá-la para usar a flor em vasos ou como outros tipos de ornamentos.

As gérberas possuem grande valor comercial: é a quinta mais vendida depois da rosa, tulipa, cravo e crisântemo, e se forem cultivadas em ambientes adequados,  podem florir o ano inteiro. Sem contar que por suas variações de cores – branco,  amarelo, variações do laranja e do vermelho –  e também podem ser usadas de diversas maneiras diferentes, basta que se tenha um pouco de criatividade.

As gérberas são plantas que gostam muito do solo rico em matéria orgânica, mas este deverá estar sempre bem drenado para evitar que o caule da planta apodreça. Para quem deseja cultivar gérberas em casa, deverá seguir algumas orientações para ter sempre a planta saudável, fértil e vistosa. O ideal é que ela seja plantada em solo de substrato, já pronto para este tipo de espécie. Um pouco de areia – ou argila – misturado à terra onde ela será plantada é altamente recomendável.

Publicidade:

Estas flores precisam de rega diária, mas não de solo encharcado. Caso as folhas estejam murchas, isto é sinal de que a água foi colocada em demasia. Se a gérbera flor plantada em local de clima ameno, ela precisará ficar sob a luz direta, pois não é um tipo de planta que possa ficar em local frio, já que são tipicamente originárias de regiões cujo clima é quente.

A florescência se dá durante o período da primavera e o outono. Assim que a florescência estiver concluída, é importante fazer a poda de limpeza. O processo deverá ser realizado com tesoura afiada, sempre. As hastes secas devem ser cortadas, bem como as flores e folhas murchas.

19. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Plantas | Tags: , , , , , , |