Aprenda a Cultivar e Azaléias e Conheça Suas Variadas Espécies

Publicidade:

Azaleias são arbustos de flores originárias do Japão e da China e que pertencem ao grupo de arbustos rhododendron, dos quais florescem diferentes pétalas de diferentes tamanhos e cores -magenta, vermelho, laranja, cor de rosa, amarelo, lilás e branco. Das formas híbridas, há uma diversidade de mais de 10 mil espécies, cultivadas pelo homem há centenas de anos.

Elas também são flores muito utilizadas na decoração de ambientes e na produção de cercados vivos para as casas e os jardins. Embora não devam ser expostas às altas temperaturas, são extremamente resistentes, podem florescer o ano inteiro e confere a graça e a cor às paisagens externas, inclusive no inverno, a estação do ano na qual as cores naturais praticamente desaparecem dos olhares das pessoas. Elas também são constantemente escolhidas pelos paisagistas para serem plantadas em locais públicos, devido à sua resistência às intempéries.

As azaleias foram as flores escolhidas para serem as representantes da beleza e do contraste da capital do Estado de São Paulo.

Estas flores também podem ser largamente usadas tanto em motivos decorativos de dentro das casas, quanto plantadas em jardins externos, de proporções diversas, formando belíssimos cercados.  Embora sejam flores muito resistentes, elas precisam de cuidados adequados.

Publicidade:

Trata-se de uma planta que necessita de luminosidade, porém deve ser cultivada sempre mais a sombra, pois pode queimar com certa facilidade, se exposta a grande quantidade de luz. As regadas devem ser frequentes, sem que se abuse da quantidade de água. E se elas forem plantadas em vasos, o cuidado deverá ser ainda maior, se encharca-lo, corre-se o risco de que o caule da planta apodreça. Nos períodos mais quentes, o ideal é sempre borrifar água nas folhagens para mantê-las nutridas e bem conservadas.

Observar a temperatura a qual elas estão expostas é outra medida importante. Não deixe os arranjos de azaleias ou vasinhos sob a luz diretamente (verificar se elas estão, por ventura, sob uma lâmpada), pois elas não podem de forma alguma ficar expostas numa temperatura muito acima de 15º. C. Tendo estes cuidados, suas azaleias estarão lindas o ano todo.

20. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Plantas | Tags: , , , , |