Aprenda Como Cuidar e Cultivar as Mais Belas Margaridas

Publicidade:

Margaridas são plantas pertencentes à família das bellis e como o próprio nome já sugere, são lindas, cheias de graça e conhecidas no mundo inteiro. Vistosa, florífera, e de cultivo fácil e de custo baixo, se comparada a tantas outras espécies, as margaridas florescem na primavera, e no verão, produzem a inflorescência, com coloração amarelo-ouro, sendo que o centro é castanho e roxo. A folhagem das margaridas amarelas é possuem bordas serrilhadas e de coloração verde-escura. Elas devem ser cultivadas em locais que tenham bastante luz, de preferência solar. Apreciam solo rico em adubação orgânica.

Há uma variedade enorme na coloração das margaridas – com lígulas brancas, rosadas, vermelhas ou roxas, de forma simples ou dobrada, as margaridas amarelas são exemplares muito populares e que podem alegrar a decoração da casa ou ainda servir para serem utilizadas na composição de um lindo buquê de noiva.

Na idade Média, as margaridas em particular as de tonalidades amarelas, eram utilizadas na alimentação de crianças, pois havia o mito de que se alimentadas com este tipo de flor, as substâncias presentes em suas pétalas, provocariam o ananismo nas crianças e já que os anões eram muito valiosos, eles podiam ser vendidos para os circos e as cortes, a fim de animar as pessoas. E algumas famílias de origem mais humilde, acreditavam que poderiam ficar ricas com a prática venenosa.

Publicidade:

Para quem deseja cultivar margaridas em casa alguns cuidados são muito importantes para que esta planta cresça bonita e saudável, e ainda tenha uma durabilidade garantida. Embora ela não requeira muitos cuidados, é importante ficar atento ao tipo de vaso onde ela será plantada, à procedência da muda e à terra que será usada no envase.

Escolha sempre um vaso que tenha furos, pois ao regar a planta, o solo não deverá ficar encharcado, pois poderá apodrecer o caule. A terra deverá ser a de substrato, ou seja, terra pronta e já adubada na proporção adequada para as margaridas. Alguns especialistas também sugerem a mistura de um pouco de argila a esta terra. As margaridas precisam de banho de sol diário, mas não altas exposições às temperaturas muito altas. A podas também devem ser realizadas nos períodos que vão de junho a agosto e sempre com tesouras bem afiadas e na diagonal dos galhos e folhas.

19. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Jardim, Plantas | Tags: , , , , |