Alfazema ou Lavanda, Usos, Curiosidades e Benefícios

Publicidade:

Muitas pessoas escutam falar nos aromas das alfazemas, mas algumas delas simplesmente não sabem que estas plantas também são conhecidas por outro nome: Lavanda. Portanto, quando alguém está se referindo a uma automaticamente está se referindo a outra, já que as duas são praticamente iguais.

Basicamente são plantas que crescem em jardins, em formatos de pequenos arbustos, com flores que são muito apreciadas especialmente para a arranjos florais secos. Trata-se de uma das plantas mais requisitadas para a confecção de arranjos de mesa e efeitos com flores de um modo geral.

Mas o que realmente sempre chamou a atenção das pessoas em relação a esta planta é a sua fragrância, que é muito característica e apreciada. Acabou se tornando uma das fragrâncias mais replicadas comercialmente falando para produtos de higiene pessoal e também como aromatizante para outros tipos de produtos, como produtos de limpeza.

Uma hábito muito comum em relação a Alfazema é colocar um punhado de flores secas dentro de uma pequena embalagem que permita com que a sua fragrância se espalhe com mais facilidade e ser colocado dentro do armário de roupas, por exemplo, para deixar aquele local que permanece fechado por uma grande quantidade de tempo com um aroma mais interessante.

Publicidade:

Além disso, muitas pessoas acreditam também que estas flores quando são colocadas em pequenos sacos de algodão podem ajudar a manter armário livres de alguns tipos de parasitas e insetos.

Em relação a suas propriedades medicinais, também existe uma lista bem interessante de benefícios para o organismo das pessoas. Basicamente as empresas que trabalham comercialmente com estas flores e plantas acabam trabalhando com a extração dos óleos essenciais para a confecção de uma série de produtos, inclusive de chás e produtos medicinais naturais.

A alfazema pode ter propriedades antidepressiva e também sedativa para determinados tipos de dores, especialmente quando as pessoas possuem fortes dores de cabeça. Também é uma planta que possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam as pessoas a tratar determinados tipos de machucados, inclusive picadas de alguns insetos. A alfazema também pode ser utilizada como desodorante devido as suas propriedades aromáticas refrescantes.

16. fevereiro 2014 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Flores, Plantas | Tags: , , , , |