A Planta Certa Para a Sacada de Seu Apartamento

Publicidade:

Mesmo para quem mora em pequenos espaços, como os modelos de apartamentos que estão sendo comercializados hoje há a possibilidade de manter, bem como é importante ter, uma pequena área verde em casa. A varanda, por exemplo, representa a possibilidade de ter um pouco de verde ao redor. E, principalmente, em tempos em que o homem precisa aproximar – se da natureza, usar estes pequenos espaços para fazer um jardim é, também, garantia de vida.

 

Entretanto, não dá apenas para sair colocando vasos de qualquer forma em sua varando. É de suma importância que um bom planejamento do jardim seja executado. Como a área de uma sacada em geral é pequena e, não recebe muita luminosidade, se faz preciso o dobro de atenção no momento da escolha das espécies de plantas que comporão o jardim. As mais recomendadas são as de sombra e meia-sombra, que podem ser usadas em jardineiras de alvenaria ou em vasos.

 

Outras variáveis também devem ser consideradas para a definição e a execução do projeto do jardim, como a incidência do sol, a ação dos ventos e o espaço disponível. Em andares altos, por exemplo, o sol é presença garantida. Neste caso, o benefício da natureza deverá ser aproveitado em plantio colorido de árvores frutíferas como os pés de jabuticaba, romã e pitanga. Os apaixonados por ervas e temperos também podem reservar um local para uma pequena horta. Cuidado apenas com a jabuticabeira, ela costuma crescer demais. Se não houver espaço, prefira as árvores que necessitam de menos espaço para viverem.

 

Publicidade:

Ainda considerando varandas ensolaradas, para aqueles que preferem plantas de menor porte, opções não faltam. Aposte em palmeira fênix, moreia bicolor. Mas é importante ter alguns cuidados com elas: veja a necessidade de rega de cada espécie e a posicione – a para que receba a ação dos ventos com frequência.

 

Já para as sacadas que não recebem muito sol, ou apenas em um dado momento do dia, o ideal são plantas como lança-de-são-jorge, pândano espiral, pata-de-elefante, pau-d’agua, asplênio, palmeira-ráfis. Elas não demandam muitos cuidados, mas precisam de irrigação, limpeza e adubação em seus tempos corretos. Verifique a necessidade da planta ou plantas escolhidas e fique bem atento.

 

As varandas que não recebem muita luminosidade, que possuem sombra, devem contar com plantas do tipo palmeira-ráfis e bromélia de sombra. Não precisam de luz para ser desenvolverem, mas demandam outros cuidados como água na quantidade certa.

10. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Plantas | Tags: , , |