A Importância de um Paisagista na Elaboração de Projetos

Publicidade:

Muitas pessoas acreditam que não seja necessária a contratação dos serviços de um paisagista para a elaboração de projetos. Engana-se quem pensa dessa forma. O paisagista tem uma função crucial no desenvolvimento do projeto, bem como na tentativa de recuperação de áreas degradadas.

 

O homem faz parte do ambiente onde vive. A distância antes criada entre o homem e a natureza fica no passado, hoje, entende – se que para se ter qualidade de vida é necessária estreitar essa relação. O papel do paisagista é justamente esse. Criar toda uma ambientação que seja capaz de minimizar as gradações provocadas pelo próprio homem, ao mesmo tempo, que tenta criar uma vida mais saudável para o próprio homem.

 

O paisagismo contribui e muito na qualidade de vida. Um jardim é a representação da natureza e os elementos que a compõem, o homem nasce para viver em um ambiente harmonioso, a execução de um jardim elaborado prioriza um desenvolvimento planejado da intervenção do homem de forma que possibilite a conciliar o meio ambiente urbano com o natural.

 

Publicidade:

O paisagismo é responsável pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, não importando a dimensão que ele possa ter. O crescimento das cidades, por muitas vezes desordenada, priva seus habitantes do sol, de espaço verde e vegetação, elementos essenciais para o homem, sem contar que, a presença de uma prática paisagística, evita graves acidentes e problemas que são consequências das mudanças climáticas.

 

Além disso, o paisagismo pode ser uma ferramenta muito importante na recuperação do meio ambiente como um todo. As áreas degradadas e de áreas preservação permanentes eram apenas requisitos legais de ocupação de novas áreas, hoje essas áreas são tratadas de forma diferenciadas e passam a receber cuidados especiais, com composições florísticas recebendo cores e texturas diversificadas, oferecendo assim, além da recuperação das áreas, verdadeiros jardins naturais. O paisagismo é uma ferramenta fundamental para a recuperação desta paisagem auxiliando não só a recuperação da flora, mas também da fauna local.

 

Nesse contexto, a profissão de paisagista, é cada vez mais solicitada e importante. São os paisagistas que trazem as intervenções naturais, realizando projetos de jardins elaborados, que não visam apenas atender aos clientes, mas a uma comunidade inteira, beneficiando – a com as melhorias que são criadas para todos. Contratar, portanto, os serviços de um paisagista, de fato, é uma prática de política socioambiental e efetivação de um serviço prestado com qualidade.

10. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Paisagismo | Tags: , , |