A Diferença Entre Paisagismo e Jardinagem

Publicidade:

Técnicas artesanais de construção de paisagem natural dentro de cenários modificados ou até mesmo devastados pelas construções feitas pelas mãos humanas – é assim que se pode definir tanto o processo de paisagismo quanto o de jardinagem. Contudo, há algumas diferenças entre as duas técnicas que podem ser realizadas pelo mesmo profissional, ou profissionais distintos.

 

Ainda é possível encontrar os amantes da natureza que, se dispõem a fazer tais atividades, sem ter de contratar mão de obra especializada. Vale lembrar ainda que para trabalhar com projetos paisagísticos e de jardinagem é de suma importância ter conhecimentos específicos da área de botânica, ecologia, variações climáticas regionais e estilos arquitetônicos. E não é somente isto, também é desejável que quem trabalha nessa área, tenha um bom senso de equilíbrio, para saber dosar cores e estilos.

 

O paisagismo é mais abrangente do que a jardinagem. Ele está presente em todas as áreas onde existe a presença ou o toque humano. O paisagismo pode ser encontrado em áreas rurais e urbanas, e o intuito principal da prática do paisagismo é manter o equilíbrio entre as construções artificiais e os elementos naturais que também estão à disposição do homem, e que servem não apenas para equilibrar o aspecto visual de algum local, mas também para recuperar áreas degradadas.

Publicidade:

 

O paisagismo pode ser aplicado em áreas urbanas, em casas, sítios, fazendas – ou qualquer que seja a área que esteja necessitando de um projeto de recuperação da paisagem. Pode ser feito em pequenas áreas de apartamentos também. Para tanto, é feita a contratação dos serviços de um profissional e paisagismo, em geral, são arquitetos, designers de interiores e até engenheiros que fazem especialização na área e passam a atuar neste segmento.

 

Já a jardinagem é aplicar na prática o que propõe o paisagismo. É o trabalho de execução – de cuidados gerais com os jardins com plantas ornamentais ou não, com canteiros e pequenas hortas. O jardineiro é o profissional que está habilitado para trabalhar com a terra. Quase sempre a profissão é passada de pai para filho, e nem sempre exige formação teórica. O mais comum, é encontrar jardineiros que adquiriam o conhecimento de maneira empírica – conhecem as plantas, sabem quando devem ser plantadas ou não, qual é o melhor solo para cada uma delas, os cuidados gerais, enfim. Eles possuem o conhecimento por conta do contato direto com o trabalho. Costumam cobrar por serviço, ou diária. Muitos jardineiros possuem plenas condições de executar serviços de paisagismo.

10. fevereiro 2015 por Steve Antonio Gomes
Categoria: Jardim, Paisagismo | Tags: , , |